segunda-feira, 21 de junho de 2021

Não seja avalista nem fiador, mas se for, analise o risco

Certo dia, um grande amigo me pediu para ser seu avalista ou seu fiador (não lembro qual) no aluguel de um apartamento. Eu disse que não, justamente porque tenho como política pessoal não ser avalista de ninguém. Como ele pensava que o problema era com ele, ficou insistindo para que eu lhe dissesse o porquê da minha negativa. Diante da insistência, fiz uma amadora análise de risco com base na situação dele naquela época:

Situação Risco
No primeiro e único emprego passou menos de 3 meses Fragilidade nos vínculos empregatícios
Estava há apenas 2 meses no atual emprego Fragilidade do vínculo empregatício
Não possuía nem cursava ensino superior Dificuldades de recolocação no mercado
Morava há menos de 1 ano na cidade/estado onde vivia Pouco networking, dificultando recolocação no mercado
Não possuía parentes na cidade/estado Risco de gastos imprevisíveis por falta de apoio in loco
Não possuía bens Impossibilidade de honrar dívidas
Não possuía reserva de emergência Impossibilidade de honrar dívidas
Não pagou caução ao locador Impossibilidade de honrar dívidas com o locador
Estava casado havia 2 meses Aumento de gastos
A esposa não trabalhava Aumento de gastos sem aumento de renda, além de só haver uma renda em casa

Se você notar, verá que ele conseguiu um novo emprego e logo foi casando e alugando um apartamento mais caro do que o que ele vivia. Fez tudo atropelado. Mesmo que eu quisesse, não havia como ser seu fiador nesse cenário. Ao final, troquei uma ideia com o meu amigo, mas ele findou se chateando e passou 1 ano sem falar comigo. 


Caso você pense em ser avalista de alguém, faça uma avaliação de risco como a que mostrei neste post. Sinta-se à vontade para se inspirar nela. Adicionalmente, sugiro que você procure outras informações como:
  • Se há inscrições no SPC/SERASA
  • Se a pessoa costuma mentir ou se já deu calote em alguém
  • Se a pessoa aparenta viver uma vida superior aos rendimentos dela
  • Se a família dela, em especial os pais/irmãos/filhos, podem acudi-la financeiramente
  • Se a pessoa tem uma vida financeiramente desequilibrada

Para concluir, cito esse versículo da Bíblia que encontrei num blog sobre "finanças cristãs" que traz várias passagens bíblicas sobre dívidas e empréstimos:

Decerto sofrerá severamente aquele que fica por fiador do estranho, mas o que evita a fiança estará seguro" - Provérbios 11:15

6 comentários:

  1. Que situação...O complicado em si é quando a pessoa que pede é família...O clima deve ficar péssimo, mas na minha opinião não podemos nos colocar em risco por família (a não ser país e filhos)... Por mais difícil que seja e por mais que a avaliação de risco dê baixo risco,sou da opinião que existem limites que não podem ser cruzados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, na minha família eu fico chorando miséria, como a gente diz aqui hehehehe

      Nunca tenho grana, tenho uma vida mais ou menos.

      Minha cunhada que a cada 3 meses pergunta na cara dura quanto eu ganho. Na primeira vez fui pego de surpresa, então falei metade do que ganho. O que pra realidade daqui já é muito.

      Agora tenho que repetir esse valor. Ela tá aqui na minha casa essa semana. Ontem perguntou de novo.

      Já na família da minha mãe, ela e minha tia são o filtro. Proíbem qualquer pessoa de me pedir grana. Não tenho esse trabalho :)

      Os amigos são os piores. Entendem isso como direito adquirido.

      Eu só seria avalista pelo meu pai e mãe. Minha filha é bebê e meus irmãos têm meus pais pra ser avalista deles.

      Excluir
    2. "Minha cunhada " cunhada do capeta :)

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Ela sabe que não ganho só o que digo. Daí trimestralmente fica me testando pra ver se eu esqueço da última mentira ou, como dizemos aqui, do último migué.

      Excluir
  2. ser avalista é furada
    fez bem
    nunca precisei de avalista para alugar um imóvel
    não me parece uma necessidade, mas um capricho

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ser folgado, Scant. Tem um monte de outra opção pra não ter que recorrer a um. Se no próprio mercado não conseguir algo, já estará mais sujo que pau de galinheiro.

      Excluir

Por que no Brasil pagamos 3 vezes pela saúde?

O SUS é de graça, ou melhor, já está pago. Mesmo assim, somos obrigados a pagar por um sistema de saúde suplementar o qual chamamos de "...