segunda-feira, 14 de junho de 2021

Minha reserva de emergência e os seus 28 motivos

Há vários anos criei uma lista com cerca de 9 motivos para que eu compusesse e mantivesse uma reserva de emergência (RE). Com o passar do tempo, fui aperfeiçoando essa lista e hoje ela tem 28 razões para que eu jamais esqueça do porquê que devo continuar mantendo a minha RE.


Obviamente ela é personalizada para a minha realidade, mas a maioria dos seus itens se aplicam a qualquer pessoa. Constantemente a atualizo, seja porque pensei em um novo item, seja porque me aconteceu algo que não estava na lista. Dito isso, lhe apresento a minha lista apocalíptica!

Emprego e renda 

1. Perder o meu emprego

2. Deixar de ser chefe do setor (aconteceu)

3. A minha esposa perder o emprego dela (aconteceu)

4. Ocorrer um corte de ponto e de salário por ocasião de uma greve

5. Ocorrer um atraso no pagamento do salário

6. Ser aposentado por invalidez

Saúde

7. Um familiar sem plano de saúde precisar de assistência (aconteceu 2x)

8. O plano de saúde informar um prazo muito longo para autorizar um procedimento ou um exame que não pode esperar (já aconteceu)

9.  O plano de saúde não cobrir um procedimento ou um exame caro de urgência

10. Um hospital privado exigir uma caução

11. Necessitar de um remédio de alto custo

12. Precisar dos cuidados de um cuidador em razão de uma doença

13. Meu cachorro ter uma doença grave

14. Surgir uma pandemia (aconteceu)

Justiça e polícia

15. Ser condenado em um processo judicial

16. Custear um advogado cujos honorários são altos

17. Ser preso por um longo período

18. Pagar uma fiança

19. Causar um acidente de trânsito cuja cobertura do prejuízo seja negado pela seguradora ou seja superior ao que foi segurado

20. Sofrer um acidente onde nem o culpado nem a seguradora arquem com o prejuízo que eu tiver sofrido

21. Ser sequestrado (sou classe média, mas vai que...)

22. Sofrer um golpe financeiro

23. Ter que indenizar outrem por um prejuízo que eu tenha causado (mordida do meu cachorro, vazamento de água no meu apartamento, minha filha quebrar alguma coisa, etc)

Outros

24. Precisar realizar uma viagem com urgência (aconteceu)

25. Ter que mudar de cidade repentinamente (aconteceu)

26. A taxa referencial (TR) do meu financiamento imobiliário ser demasiadamente elevada

27. Ser decretado estado de defesa, de sítio ou de guerra (depois da pandemia, não duvido mais de nada)

28. Ocorrência de extrema instabilidade política, econômica ou social no país

Fim


Ufa, é isso! Se você tem outros motivos além dos meus, comente 😁

4 comentários:

  1. Fala, MDG!

    Excelente artigo, e eu sou tão a favor disso que tenho uma boa reserva viu, pra quase uns 2 anos viu, durmo bem tranquilo com o dinheiro no cdb ou poupança, quero paz e tranquilidade caso venha a acontecer algo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou servidor público federal. Entendo que 3 meses tá bom, mas penso em um dia aumentar para 4. Dá dó ver o dinheiro ali na conta podendo ser investido hehehehehe

      Se não fosse por isso, eu teria um monte.

      Sua reserva é com base na sua renda líquida ou nos seus gastos?

      Excluir
  2. Ser preso?! Rs
    Eu ri alto aqui com essa, tu é gente fina e não precisa pensar nessas paradas.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca se sabe. Pra toda calma há um limite.

      Crimes contra a honra, desacato, resistência a prisão, certas circunstâncias de acidentes de trânsito.

      Excluir

Por que no Brasil pagamos 3 vezes pela saúde?

O SUS é de graça, ou melhor, já está pago. Mesmo assim, somos obrigados a pagar por um sistema de saúde suplementar o qual chamamos de "...