quarta-feira, 23 de junho de 2021

Uhuu! Quitei o meu apartamento!

 Gente, nesta segunda, assim que o meu salário caiu na conta, quitei o meu apartamento que comprei em 2014 por R$249.000,00. Parcelei esse imóvel em 420 meses (35 anos) numa taxa de 8,9% a.a e comecei a pagá-lo em 2015.

De lá pra cá, passei por graves perrengues financeiros. Não canso de dizer que a minha inspiração para me livrar das dívidas que eram como âncoras presas aos meus pés veio de uma publicação do blog valores reais. Juro que esse post fez minha vida financeira virar ao avesso, no bom sentido!

Para quitar o financiamento eu fiz uma bobagem. Usei minha reserva de emergência e uma grana que eu juntava para decorar o AP. Somado a isso, surgiu uma grana das férias e um bônus que recebi. Com a amortização que fiz, ainda restou um saldo de 32 mil.

Anunciei meu Ford Ka+ 2015 pra conseguir essa grana. Para minha surpresa, a minha cunhada e o meu sogro souberam dessa saga e resolveram chegar junto. A primeira me emprestou 20 mil a juros de 0,25% a.m (juros de poupança) e o coroa me emprestou 10 mil sem juros. Peguei esse dinheiro, liquidei o financiamento e agora só devo a eles. Essa é a imagem que aparece quando vou consultar o status do financiamento:

Pagarei à minha cunhada em 6x e ao meu sogro em 3x. Ontem já paguei a primeira parcela à família. Com o final desse financiamento, eu me livrei de uma prestação que inicialmente era 1.700 reais. Desse valor, 1300 era só de juros, ou seja, de um saldo devedor de 249 mil, apenas 400 reais eram abatidos mensalmente.

A tabela abaixo demonstra todos os valores que paguei: juros, amortização, seguro. Se você clicar na nela, poderá vê-la maior. Ela é referente aos valores de 2020. Nessa época os juros eram tinham diminuído devido à amortização.

Cada linha da coluna vermelha mostra o valor da prestação que eu paguei no mês da primeira coluna. No lado esquerdo da tabela há uma coluna verde dividida ao meio. À esquerda, é mostrado o valor efetivamente abatido do meu saldo devedor, enquanto no lado direito, é exibida a quantidade de juros jogado no lixo. É uma coisa estrondosa!


Portanto, meus amigos, saiam dessa história de financiamento. Amortizem-no tão logo vocês possam.

DICA para correntistas da Caixa Econômica que queiram ter acesso a essa tabela:

Abra o internet banking no PC, vá na opção habitação, vá em demonstrativos de valores pagos e clique em demonstrativos de valores. Veja a lapada que você toma de juros. Como disse uma frase do Bastter:

Quem tem dívida não tem vida.

6 comentários:

  1. AEEEEEEE!!! Muito bom, MdG!

    Ninguém merece esse juros, queremos apenas juros sobre capital investido hehe

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu quitar a dívida com a família, voltarei ao blog para falar de investimentos :)

      Excluir
  2. Parabéns MdqG,

    "Quem tem dívida não tem vida"
    E concordo com você. Tenho muitos conhecidos que perdem noites preciosas de sono com as dividas de financiamento.

    Parabéns novamente por esse grande marco e que venhas as próximas vitórias.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tive altos empréstimos consignados comendo 30% da minha renda todo mês. Idade das trevas!

      Obrigado pelas felicitações.

      Excluir
  3. Parabéns, MdG!!!! Que vitória fantástica!!!

    Fico muito, muito feliz, de ter tido participação importante nessa esplêndida vitória de vida!!!!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diz uma canção da nossa região "Eu sou seu fã, eu sou seu admirador"

      Sempre que conheço alguém endividado, tomo a liberdade de recomendar a leitura daquele seu post.

      Obrigado pelo comentário no meu blog.

      Excluir

Por que no Brasil pagamos 3 vezes pela saúde?

O SUS é de graça, ou melhor, já está pago. Mesmo assim, somos obrigados a pagar por um sistema de saúde suplementar o qual chamamos de "...