quarta-feira, 1 de julho de 2020

Investir ou amortizar o financiamento imobiliário?

Já me fiz essa pergunta, mas a resposta é simples, assim como esse post. Qual o CET do seu financiamento imobiliário? 9% ao ano, como o meu? Sabendo sua taxa de juros, você vai compará-la com o rendimento liquido do investimento pretendido. No caso da renda fixa, imagine um rendimento líquido de 2,5%. Ainda preciso lhe dizer o que fazer com o seu dinheiro?

E se o investimento em renda variável? Aí é que você deve mesmo amortizar. Como diz o filósofo Bastter, renda variável varia. Não há garantia de rendimento. Por isso, pegue seu suado dinheiro e deixe de pagar 9% a.a sobre o valor amortizado para o banco onde está o seu financiamento.

Resumindo: se o rendimento da aplicação for menor que a taxa de juros do financiamento, amortize.

É isso.

5 comentários:

  1. MDQG, acho que a análise é ainda mais simples: você pretende ter o imóvel até o fim do prazo do financiamento? Se negativo, amortize o quanto antes, se positivo, siga as prestações.

    A tabela SAC, amplamente utilizada, joga os juros para o início do financiamento. A taxa de juros prevista no contrato é uma média de todo o período contratual, ou seja, quanto mais pro começo, maiores são os juros reais. Eu mesmo já financiei um imóvel em que, no primeiro ano, paguei cerca de 60 mil em prestações que resultaram numa amortização de cerca de mil reais do principal. Chegava a ter mês que eu pagava a prestação e, no mês seguinte, o saldo devedor era maior que do mês anterior.
    Aprendi essa lição na marra.
    Esqueça esse negócio de "guardar pra investir em juros maiores"; é muita pretensão nossa (porque eu pensei assim também) acharmos que vamos bater o sistema.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. É incrível como algumas pessoas preferem ir levando um financiamento com a barriga e não fazem essa conta simples. Primeiro pague suas contas e depois foque nos investimentos.

    É uma lição que infelizmente é pouco difundida.

    Abraços,
    Pi.
    https://poupadordointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pouco difundida pois não é conveniente. Se fosse, se espalhava igual notícia ruim.

      Excluir
  3. melhor viver sem dividas: por uma questão de paz de espirito
    investimentos vem depois de pagar as dividas

    abs!

    ResponderExcluir

Por que no Brasil pagamos 3 vezes pela saúde?

O SUS é de graça, ou melhor, já está pago. Mesmo assim, somos obrigados a pagar por um sistema de saúde suplementar o qual chamamos de "...