Já me fiz essa pergunta, mas a resposta é simples, assim como esse post. Qual o CET do seu financiamento imobiliário? 9% ao ano, como o meu? Sabendo sua taxa de juros, você vai compará-la com o rendimento liquido do investimento pretendido. No caso da renda fixa, imagine um rendimento líquido de 2,5%. Ainda preciso lhe dizer o que fazer com o seu dinheiro?
E se o investimento em renda variável? Aí é que você deve mesmo amortizar. Como diz o filósofo Bastter, renda variável varia. Não há garantia de rendimento. Por isso, pegue seu suado dinheiro e deixe de pagar 9% a.a sobre o valor amortizado para o banco onde está o seu financiamento.
Resumindo: se o rendimento da aplicação for menor que a taxa de juros do financiamento, amortize.
É isso.
Um diário de alguém que acumulou 8 empréstimos simultâneos. Deveu 7,5x o valor do seu salário e hoje corre contra os juros para quitar seu financiamento imobiliário. Uma saga de quem aprendeu na marra o que é educação financeira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Por que no Brasil pagamos 3 vezes pela saúde?
O SUS é de graça, ou melhor, já está pago. Mesmo assim, somos obrigados a pagar por um sistema de saúde suplementar o qual chamamos de ...
-
O SUS é de graça, ou melhor, já está pago. Mesmo assim, somos obrigados a pagar por um sistema de saúde suplementar o qual chamamos de ...
-
Antônio (nome fictício) é meu colega de trabalho e neste instante está entubado em um leito de UTI com COVID. Ele tem 69 anos e, por mais gr...
-
A doação é um ato de caridade, de compaixão e de desprendimento. Em uma sociedade materialista como a nossa, decidir tirar algo de si para d...
MDQG, acho que a análise é ainda mais simples: você pretende ter o imóvel até o fim do prazo do financiamento? Se negativo, amortize o quanto antes, se positivo, siga as prestações.
ResponderExcluirA tabela SAC, amplamente utilizada, joga os juros para o início do financiamento. A taxa de juros prevista no contrato é uma média de todo o período contratual, ou seja, quanto mais pro começo, maiores são os juros reais. Eu mesmo já financiei um imóvel em que, no primeiro ano, paguei cerca de 60 mil em prestações que resultaram numa amortização de cerca de mil reais do principal. Chegava a ter mês que eu pagava a prestação e, no mês seguinte, o saldo devedor era maior que do mês anterior.
Aprendi essa lição na marra.
Esqueça esse negócio de "guardar pra investir em juros maiores"; é muita pretensão nossa (porque eu pensei assim também) acharmos que vamos bater o sistema.
Abraço
AC,
ExcluirMatematicamente não entendi o raciocínio :/
É incrível como algumas pessoas preferem ir levando um financiamento com a barriga e não fazem essa conta simples. Primeiro pague suas contas e depois foque nos investimentos.
ResponderExcluirÉ uma lição que infelizmente é pouco difundida.
Abraços,
Pi.
https://poupadordointerior.blogspot.com/
É pouco difundida pois não é conveniente. Se fosse, se espalhava igual notícia ruim.
Excluirmelhor viver sem dividas: por uma questão de paz de espirito
ResponderExcluirinvestimentos vem depois de pagar as dividas
abs!