sábado, 26 de junho de 2021

Garantia estendida: o seu cartão de crédito tem isso de graça

Sabe quando te oferecem aquela garantia estendida marota? Pois é, você provavelmente já tem um cartão de crédito que a oferece automaticamente para todas as suas compras. Vou explicar

Os cartões de crédito são divididos em categorias como gold, platinum, black e infinity. Elas são oferecidas pelas principais bandeiras de cartões como a Mastercard e a Visa. A partir da categoria gold já é possível usufruir da garantia estendida gratuitamente em ambas as bandeiras.

Para ter direito, você deve ir no site da bandeira Mastercard ou bandeira Visa e gerar um bilhete que costuma valer por 1 ou 2 anos. Da data da geração em diante, suas compras se beneficiarão dessa garantia. Vale destacar que para ser elegível à garantia estendida, a compra precisa ter sido paga integralmente com o cartão de crédito referente ao bilhete gerado.


Destaco que a garantia estendida será equivalente ao dobro do valor da garantia original, ou seja, se um produto tem 3 meses de garantia original, a operadora do cartão vai conceder mais 3 meses. Se for um ano, concederá mais um ano. Para entender tudo bem direitinho eu recomendo que você acesse as regras da Mastercard e da Visa. Leia com atenção.


Cada categoria de cartão possui suas regras. Basicamente, quanto maior a categoria do cartão, maior o valor coberto pela garantia. Por exemplo, a categoria gold da Mastercard cobre consertos de até US$400, já a categoria black cobre até US$5000 por ano.

No caso da Mastercard, os seguintes produtos são cobertos (inclui smartphones):
Bens Elegíveis a este Seguro: Antena Parabólica, Áudio Portátil, Áudio System, Auto Rádio, DVD Player, Karaokê, Videokê, Blue ray, GPS, Home theater com ou sem dvd e blu-ray, Filmadora Digital, Lente para máquina fotográfica e para celulares, Máquina fotográfica digital, MP3 Player, MP4 Player, MP5 Player, iPod, Dock Station, Receptor / Decodificador / Conversor de sinal digital, Telão de Projeção ou Datashow, Televisor Convencional / LCD / LED, Televisor de Plasma, Vídeo Game, Ar Condicionado Janela / Split / Portátil, Bebedouro de Água Elétrico ou Purificador de Água Elétrico, Coifa, Depurador de Ar, Fogão convencional a gás ou Cooktop, Forno a Gás ou Elétrico, Microondas, Lavadora de Alta Pressão, Lavadora de Louças, Lavadora de Roupas, Tanquinho, Secadora de Roupas, Centrífuga de Roupas, Lava e Seca, Máquina de Costura, Refrigerador 1 porta ou 2 portas, Frigobar, Freezer, Adega / Cave de Vinhos, Cervejeira, Refrigerador side by side, Alisador de cabelo ou pranchinha, Escova de cabelo elétrica, Depilador, Secador de cabelo, Modelador e ondulador de cabelo, Pedicuro elétrico, Aparador ou cortador de cabelo, Barbeador elétrico, Máquina de cortar cabelo, Aquecedor de ar elétrico e a gás, Aspirador de pó ou água, Enceradeira, Vassoura elétrica, Ferro de passar roupa, Cafeteira, Máquina de Café Expresso / Suporte refrigerado para água, Climatizador, Umidificador, Desumidificador, Purificador de Ar, Inalador, Nebulizador, Chuveiro elétrico, Bomba d'água elétrica, Faca elétrica, Fatiador, Jarra elétrica, Sanduicheira, Waffer, Grill, Churrasqueira Elétrica, Tostador, Torradeira de pão, Balança digital, Máquina de fazer pão doméstica, Batedeira Elétrica, Fritadeira elétrica e a gás, Panela elétrica, Cozedor a vapor, Medidor de pressão, Massageador, Multiprocessador / Processador / Centrífuga de frutas, Espremedor de frutas, Liquidificador / Mixer, Iogurteira, Sorveteira, Telefone com e sem Fio, Ventilador de ar de mesa / teto / pé, Circulador de Ar, Webcam, Mouse, Rádio relógio, Agenda Eletrônica, Calculadora, Teclado de computador, Microfone para computador, Computador Desktop e All in One, Impressora jato de Tinta / Multifuntional / Laser, Scanner, 7 Versão: Julho/2020 Monitor de tubo convencional / LCD / LED, Laptop, Notebook, Tablet, E-reader (Kindle), Telefone Celular / Smartphone.

Já precisei por duas vezes da garantia e fiquei satisfeito. Ela demora um pouco, mas pra mim foi um prazo aceitável. Eles pedem apenas um orçamento (as vezes um laudo) e documentos de praxe (comprovante de residência e RG). Como não preciso me preocupar com o valor do reparo, apenas com a qualidade, eu sempre faço os consertos nas assistências técnicas autorizadas. 

A vez mais emblemática, foi quando o iPhone da minha esposa deu um problema na tela (depois falo sobre isso). Levei na Apple e disseram no laudo que deveria ser feita a troca do celular por um novo. Então a Mastercard me deu o ok, a Apple me deu um celular novo e depois fui reembolsado. Demorou 2 meses do dia em que registrei o sinistro até o dia em que fui reembolsado.

À época, recebi o seguinte e-mail com a autorização para o reembolso do reparo do iPhone da minha esposa (essa garantia também vale se você presentear alguém com um produto comprado com o seu cartão):





Tive a ideia de fazer este post porque neste momento o meu smartphone A50 está na Samsung para ser reparado. Estou a aguardando autorização da Mastercard.

Considerando que esse serviço é totalmente gratuito (não pago anuidade), estou muito satisfeito. Destaco que esse benefício independe se o emissor do seu cartão é o Nubank, Caixa, Itaú, C6 Bank ou XP. O que interessa é que ele seja pelo menos da categoria gold das bandeiras Master e Visa.

Encerro colocando novamente os links para que você conheça as regras dos programas de garantia estendida do seu cartão de crédito. Você verá que também existem outros benefícios os quais abordarei aqui no momento oportuno.


4 comentários:

  1. Muito interessante.

    Em relação a cartão de crédito eu acho surpreendente a quantidade de pequenos benefícios inclusos, confesso que só descobri que havia um seguro viagem no meu cartão algum tempo atrás.

    É um serviço que vai muito além de anuidade e pontos

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além da garantia estendida, costuma-se ter compra protegida (contra dano acidental e roubo por 3 meses), garantia de preço (se o preço aumentar depois que você comprar, o cartão te reembolsa a diferença) seguro para carro alugado, seguro contra atraso de voo, seguro contra perda de bagagem, seguro viagem, etc. É muita coisa!

      Excluir
  2. Obrigado pelas informações. Desconhecemos muitos dos nossos direitos e deveres e às vezes somos pegos de surpresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os cartões têm muitos benefícios, mas parece que não um interesse em divulgá-los, ao passo que também não há interesse do consumidor em entendê-los.

      Excluir

Por que no Brasil pagamos 3 vezes pela saúde?

O SUS é de graça, ou melhor, já está pago. Mesmo assim, somos obrigados a pagar por um sistema de saúde suplementar o qual chamamos de "...