segunda-feira, 25 de maio de 2020

Como evitar situações que lhe expõe à compra por impulso

Nesta semana minha esposa estava na cozinha e o celular tocou. Era uma ligação da Vivara informando que a loja passou a fazer a entrega das compras via drive-thru. Perguntaram se ela gostaria de receber em seu whatsapp um link para que recebesse as fotos nova coleção de jóias. Por educação, a minha amada disse que poderiam enviar e desligou o telefone.

Minha esposa e eu sabemos que não somos pessoas que compram jóias. Apesar disso, por educação, ela aceitou a "gentileza" da atendente.

Se você não quer ou não pode comprar, fuja desse tipo de atitude. Você pode gastar o que não tem com algo que não precisa. Quantas vezes após o almoço você não foi seduzido por um doce exposto na frente do caixa? Se ali não houvesse um doce, talvez você nem "lembrasse da vontade" de comê-lo.

Quem está buscando enxugar o orçamento e poupar, precisa se livrar de situações que podem lhe fazer comprar por impulso.. As vezes você nem está com fome, mas aparece aquela notificação do ifood oferecendo um cupom de R$5. O que você faz? Compra uma pizza de R$50. Não caia mais nessa!

Tome algumas atitudes:

  • Desabilite as notificações de aplicativos no smartphone (sites de compras, delivery, cinema, companhia aérea...).
  • No rodapé das mensagens de e-mails que as lojas enviam para você vai existir um link chamado descadastre-se. Clique nele para parar de receber e-mails de lojas e promoções.
  • Classifique como SPAM as mensagens de e-mail daquelas lojas que não oferecerem a possibilidade de se descadastrar da newsletter dela.
  • Instale um aplicativo que bloqueie o recebimento de chamadas feitas por empresas que querem lhe vender todo tipo de tranqueira. Sugiro o truecaller.
  • Pare de seguir perfis em mídias sociais que a todo tempo querem lhe vender algo ou que fazem publicidade de produtos que você vai ficar tentado a comprar.
  • Saia de grupos de whatsapp onde são publicadas promoções.

Fazendo esse dever de casa você vai reduzir sua exposição de realizar compras por impulso.

Se cuida!

3 comentários:

  1. Boas dicas! Amigo, se me permite uma dica para o blog: libere os comentários anônimos. Muitos leitores possuem mais de uma conta Google e dá um trabalhão deslogar de uma pra conectar outra - é exatamente o meu caso, que fico 99% logado na conta que uso para trabalho e uso essa aqui só quando vou atualizar meu blog.

    Abraço e parabéns pelo conteúdo aqui do blog, objetivo e eficaz.

    ResponderExcluir
  2. Feito! Estou começando agora, preciso aprender algumas coisas. Ainda não estou satisfeito com o design do blog, mas também não quero ficar mudando pra não perder sua identidade visual.

    Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O design tá legal, não esquente muito com isso. Tendo conteúdo bom como o que vem postando, certamente terá leitores.
      Abraço

      Excluir

Por que no Brasil pagamos 3 vezes pela saúde?

O SUS é de graça, ou melhor, já está pago. Mesmo assim, somos obrigados a pagar por um sistema de saúde suplementar o qual chamamos de "...