domingo, 10 de maio de 2020

Vale a pena pausar o financiamento imobiliário?

Antes de ler esse texto, leia esse.

Por conta do COVID, a Caixa está permitindo a suspensão do pagamento das parcelas dos empréstimos pessoais, do financiamento imobiliário, do crédito imóvel próprio e do CDC.

De início, é importante dizer que você não estará sendo perdoado de pagar o valor das prestações suspensas. Quando acabar essa suspensão, as novas parcelas virão com um pequeno acréscimo de 2 a 5 reais, por exemplo. Não vai acontecer de você ter que pagar a parcela do mês mais a parcela que tinha sido suspensa.

Outra informação é que qualquer pessoa pode aderir, desde que esteja em dia ou que não possua mais que duas parcelas em atraso.

Vale a pena fazer essa suspensão?
Se você é funcionário da iniciativa privada, MEI, autônomo ou desempregado e tem pouco ou nenhum dinheiro guardado, pause. Pause e guarde o dinheiro daquelas parcelas. Essa grana servirá como um colchão de segurança para o que está por vir.

Praticamente todas as empresas brasileiras cortarão empregos e amanhã você pode estar na rua. Talvez você pense "ah, mas tem o seguro-desemprego". Não sei se você sabe, mas mesmo que você ganhe uns R$4 mil por mês, o seu seguro será de no máximo R$1.813,03 que é menos da metade do seu salário.

Se você não perdeu o emprego, mas trabalha em um setor que paga comissão ou bônus por produtividade, haverá uma queda da renda e você precisará estar preparado para isso. A mesma coisa vale se você adoecer por mais de 15 dias já que entrará no seguro-desemprego do INSS.

Quem NÃO deve fazer a suspensão?
Servidores públicos com as finanças em dia e empregados da iniciativa privada que possuam um colchão de reserva de emergência. Também não deve aderir aquela pessoa que pretende usar o dinheiro para gastos supérfluos.

Por hoje é só.

3 comentários:

  1. São dicas essenciais pra quem está vivendo isso.
    Mesmo tendo um bom colchão de segurança, pensando no ponto de vista dos juros, eu acho que também pausaria.
    Parece valer a pena, pra aumentar o colchão de segurança.
    Grande abraço!
    Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caaara... Ontem percebi uma coisa sobre esse assunto.

      Acabei de publicar o post com o insight
      https://menosdoqueganha.blogspot.com/2020/06/o-que-descobri-sobre-suspensao-do.html

      Excluir
  2. Como você falou, pode ser a única saída para muita gente. Só é bom ficar atento à pegadinha da Caixa.

    ResponderExcluir

Por que no Brasil pagamos 3 vezes pela saúde?

O SUS é de graça, ou melhor, já está pago. Mesmo assim, somos obrigados a pagar por um sistema de saúde suplementar o qual chamamos de "...