Antes de ler esse texto, leia esse.
Por conta do COVID, a Caixa está permitindo a suspensão do pagamento das parcelas dos empréstimos pessoais, do financiamento imobiliário, do crédito imóvel próprio e do CDC.
De início, é importante dizer que você não estará sendo perdoado de pagar o valor das prestações suspensas. Quando acabar essa suspensão, as novas parcelas virão com um pequeno acréscimo de 2 a 5 reais, por exemplo. Não vai acontecer de você ter que pagar a parcela do mês mais a parcela que tinha sido suspensa.
Outra informação é que qualquer pessoa pode aderir, desde que esteja em dia ou que não possua mais que duas parcelas em atraso.
Vale a pena fazer essa suspensão?
Se você é funcionário da iniciativa privada, MEI, autônomo ou desempregado e tem pouco ou nenhum dinheiro guardado, pause. Pause e guarde o dinheiro daquelas parcelas. Essa grana servirá como um colchão de segurança para o que está por vir.
Praticamente todas as empresas brasileiras cortarão empregos e amanhã você pode estar na rua. Talvez você pense "ah, mas tem o seguro-desemprego". Não sei se você sabe, mas mesmo que você ganhe uns R$4 mil por mês, o seu seguro será de no máximo R$1.813,03 que é menos da metade do seu salário.
Se você não perdeu o emprego, mas trabalha em um setor que paga comissão ou bônus por produtividade, haverá uma queda da renda e você precisará estar preparado para isso. A mesma coisa vale se você adoecer por mais de 15 dias já que entrará no seguro-desemprego do INSS.
Quem NÃO deve fazer a suspensão?
Servidores públicos com as finanças em dia e empregados da iniciativa privada que possuam um colchão de reserva de emergência. Também não deve aderir aquela pessoa que pretende usar o dinheiro para gastos supérfluos.
Por hoje é só.
Um diário de alguém que acumulou 8 empréstimos simultâneos. Deveu 7,5x o valor do seu salário e hoje corre contra os juros para quitar seu financiamento imobiliário. Uma saga de quem aprendeu na marra o que é educação financeira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Por que no Brasil pagamos 3 vezes pela saúde?
O SUS é de graça, ou melhor, já está pago. Mesmo assim, somos obrigados a pagar por um sistema de saúde suplementar o qual chamamos de ...
-
O SUS é de graça, ou melhor, já está pago. Mesmo assim, somos obrigados a pagar por um sistema de saúde suplementar o qual chamamos de ...
-
Antônio (nome fictício) é meu colega de trabalho e neste instante está entubado em um leito de UTI com COVID. Ele tem 69 anos e, por mais gr...
-
A doação é um ato de caridade, de compaixão e de desprendimento. Em uma sociedade materialista como a nossa, decidir tirar algo de si para d...
São dicas essenciais pra quem está vivendo isso.
ResponderExcluirMesmo tendo um bom colchão de segurança, pensando no ponto de vista dos juros, eu acho que também pausaria.
Parece valer a pena, pra aumentar o colchão de segurança.
Grande abraço!
Stark.
www.acumuladorcompulsivo.com
Caaara... Ontem percebi uma coisa sobre esse assunto.
ExcluirAcabei de publicar o post com o insight
https://menosdoqueganha.blogspot.com/2020/06/o-que-descobri-sobre-suspensao-do.html
Como você falou, pode ser a única saída para muita gente. Só é bom ficar atento à pegadinha da Caixa.
ResponderExcluir